Conheça nossas publicações!
Misoginia modernista e a invisibilidade da mulher artista: costurando a teia de Ariadne
Misoginia Modernista e a Invisibilidade da Mulher Artista: Costurando a Teia de Ariadne destaca artistas femininas pioneiras como Dame Laura Knight, Leonora Carrington e Baronesa Elsa. Este livro desafia preconceitos, redefine nossa compreensão da arte moderna e é uma leitura essencial para quem busca uma visão cultural mais igualitária e inclusiva.
Leia mais
Faróis do Rio Grande do Sul: Um registro histórico e fotográfico
Um extenso registro fotográfico dos faróis da região, com enfoque nos seus aspectos artísticos e paisagísticos.
Leia mais
Atlas de sensibilidade ambiental ao óleo da Bacia Marítima de Pelotas
O cenário da exploração de petróleo na costa e plataforma continental brasileira vive momento de acelerada expansão.
Leia mais
Experimentações Ético-Estéticas em Pesquisa na Educação
Essa coletânea reúne textos urdidos por pesquisadores, em seus diferentes trajetos e campos de investigação.
A palavra esta com elas: diálogos sobre a inserção da mulher nas artes visuais.
O livro é o carro-chefe do projeto Atelier como espaço de conversa, contemplado pelo Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais.
Viagem pela linha invisível
Viagem pela linha invisível é o resultado de uma expedição realizada ao longo da fronteira que separa o Rio Grande do Sul dos países vizinhos, Argentina e Uruguai.
CEP: corpo, espaço e percurso
O Projeto CEP – Corpo, Espaço e Percurso é uma proposta de residência móvel onde o projetado e o inesperado se confundem.
Vetor: subterrânea como plataforma de residências
O projeto, contemplado na 9ª Edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, consistiu na realização de três residências de artistas de outras regiões do Brasil.
Arte e loucura. Vida silenciosa e marginal: Luiz Guides
As relações entre Arte e Loucura sempre despertaram muita curiosidade e inquietação por sua intrínseca relação polêmica em desafiar conceitos.
Táticas de Artistas na América Latina
Os coletivos e iniciativas coletivas de artistas ou multidisciplinares apresentam singulares modos de fazer. Sua atuação vigorosa fora dos espaços tradicionais de arte chama a atenção. Com suas práticas eles inventam e ativam outros espaços.
Entre imagens e palavras: práticas e pesquisas na EJA
Educadores e educadoras de jovens e adultos que narram situações de sala de aula, seus impasses e conquistas, presentes em seu cotidiano na escola pública.
BR116: circuitos independentes em trânsito = BR116: independent circuits in transit
Com o objetivo de fortalecer relações de troca entre espaços artísticos independentes, além de estimular a criação de público para as artes visuais e difundir a produção artística.
Transposição 30º01’52.56”S – 51º14’04.03”O
O projeto Transposição do artista Túlio Pinto, estabelece um diálogo entre dois espaços públicos da cidade de Porto Alegre através do atravessamento entre as linguagens de escultura.
Onde o desenho germina
Este catálogo bilíngue documenta a exposição individual “Onde o desenho germina”, de Lilian Maus.
Atelier Subterrânea
Desde o início do atelier, os principais apoiadores dessa iniciativa independente foram os próprios artistas e críticos que dela participaram, seja ministrando cursos, realizando exposições ou palestras.
Leia mais
Meio (Volume I)
O projeto Meio, iniciado em Porto Alegre em setembro de 2003, lança seu primeiro volume reunindo a compilação das dez edições desta “espécie de fanzine de arte contemporânea”.
Arte Contemporânea no IA: Nova Geração
O exercício de engajamento dos recém-formados em artes plásticas no laborioso processo de concepção e produção de uma exposição de arte também representa uma aposta na qualificação do exercício profissional em nosso meio, através da formação de uma variada gama de profissionais aptos a nele atuar, seja como artista, professor, pesquisador, historiador da arte, crítico, curador, museógrafo, produtor cultural, entre outras possibilidades.