Sobre

Panorama Crítico é uma revista eletrônica independente, quadrimestral de fluxo contínuo e acesso gratuito, dedicada à reflexão e ao pensamento crítico contemporâneos das artes visuais e seus desdobramentos. Entendemos a arte contemporânea como conectada e permeada com os diferentes planos do mundo e do cotidiano, mas também como uma prática com o potencial de interferir nesse mesmo mundo. Por isso, a reflexão contemporânea da arte se refere tanto à maneira como a arte nos permite pensar esse mundo, quanto à maneira como esse mundo nos permite pensar a arte.​

Idealizada em 2008 por dois estudantes de graduação do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA/UFRGS), teve sua primeira  edição lançada em junho de 2009. A revista serviu como um espaço de discussão e de fomento do pensamento crítico sobre a arte e seu campo, contando sempre com a contribuição de colegas e apoio de alguns professores. A proposta era ser uma ponte entre o institucional e o não institucional, servindo como um ambiente de trocas entre diversos agentes do campo e os mais variados espaços.

Durante dois anos, Panorama Crítico publicou artigos, ensaios e entrevistas acerca das artes visuais, suas instituições e seus sistemas, escritos por professores, pós-graduandos e profissionais, assim como textos de estudantes que estavam iniciando-se na pesquisa e na crítica da arte. Foi esse acolhimento que definiu a revista como um espaço plural e transversal, disponível para todos os públicos e agentes deste campo, de forma aberta e gratuita.

Após um hiato de 10 anos, Panorama Crítico inicia uma nova etapa. Retomando àqueles princípios geradores e, considerando o cenário atual, apresentando-se como um espaço democrático aberto e plural disponível aos diferentes agentes e públicos deste ecossistema, de forma aberta e gratuita. Sempre buscando promover  o debate, a reflexão e a divulgação do pensamento crítico sobre as artes visuais.

A Panorama Crítico mantém as submissões abertas para publicação de textos em fluxo contínuo. 
Veja as normas para mandar o seu trabalho.