Podcast

Sérgio Lucena – Cores, formas e espiritualidade

Voltamos com mais um Podcast Panorama(crítico)!!

O primeiro da temporada 2024!!!

Nesse episódio tivemos a honra, e porque não dizer, o privilégio de receber um ícone da arte brasileira, um nome que trilhou quatro décadas de uma carreira repleta de cores, formas e espiritualidade. Estamos falando de ninguém menos do que Sérgio Lucena.

Nesse agradável bate-papo, descobrimos os primeiros passos de Sérgio Lucena na arte, sua formação autodidata, e como sua paixão pela pintura evoluiu ao longo dos anos. Desde o início, sua obra revela um trânsito entre a pintura figurativa e a abstração, explorando as relações entre formas e cores. Lucena compartilha conosco as mudanças conscientes e as descobertas que moldaram sua jornada artística, inclusive as influências de suas vivências na Europa, especialmente na Alemanha e Dinamarca.

A espiritualidade é um fio condutor em sua obra, refletindo-se em paisagens sugestivas, símbolos religiosos de matriz afro e incursões no abstracionismo. Em nosso podcast, abordamos como essas transformações acontecem, questionando se são buscadas ou se revelam de forma espontânea.

A cor é a essência vibrante nas pinturas de Lucena, e ele nos convida a mergulhar na importância e na reflexão por trás das escolhas cromáticas. Conheçam conosco o processo criativo deste artista, e como a introspecção e o pensamento escrito desempenham um papel fundamental em sua prática artística.

Este é o Podcast Panorama(crítico), onde as histórias dos artistas ganham vida.

Vamos lá!

Thiago Martins de Melo – Resistência

Sejam bem-vindos a mais um episódio do Podcast Panorama(crítico).

Nesse episódio tivemos o prazer de conversar com Thiago Martins de Melo. Nesse bate-papo o artista nos falou um pouco sobre sua trajetória, sua construção de signos e simbolismos culturalmente enraizados nas tradições, decolonialidade, sua mostra Resistências em exibição na Ibere Camargo e também sobre sua experiência como curador da mostra Iberê Camargo: Vivo como as árvores, de pé – juntamente com Gustavo Possamai.

A exibição Resistências segue até o dia 28 de janeiro de 2024 na Fundação Iberê Camargo. Já a mostra Iberê Camargo: Vivo como as árvores, de pé – com curadoria de Thiago Martins de Melo juntamente com Gustavo Possamai fica em exibição até o dia 18 de fevereiro de 2024.

Maria Amélia Bulhões – Reconectando os Sistemas das Artes

No quinto episódio, abrimos as portas do nosso estúdio para receber uma convidada especial: Maria Amélia Bulhões, renomada pesquisadora, crítica de arte e professora. Sua expertise concentra-se nas intricadas relações sistêmicas da arte contemporânea, com ênfase especial em como essa produção se entrelaça com o vasto universo da internet.

Ao longo do episódio, Maria Amélia compartilha conosco os detalhes de sua jornada e carreira, oferecendo uma visão única dos bastidores do mundo da pesquisa e da crítica de arte. Juntos, exploramos os meandros do Sistema das Artes, mergulhando nas profundezas de suas pesquisas sobre a arte contemporânea e desvendando os fascinantes nexos entre a arte e a internet.

Este episódio é um convite para refletir sobre as conexões surpreendentes entre a criatividade artística e o mundo digital, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os amantes da arte e da cultura contemporânea.

Thiane NunesCosturando a Teia de Ariadne

Em nosso quarto episódio, tivemos a presença da historiadora e pesquisadora, Thiane Nunes.

Neste episódio, Thiane compartilha conosco sua jornada e sua pesquisa, com destaque para o seu mais recente trabalho, o livro Misoginia Modernista e a Invisibilidade da Mulher Artista: Costurando a Teia de Ariadne.

Ao longo da conversa, Thiane nos convida a explorar sua perspectiva, revelando que o movimento modernista é mais diversificado e paradoxal do que jamais imaginamos. Sua narrativa é um incrível cruzamento entre a academia e sua experiência pessoal, desafiando a narrativa histórica que por muito tempo marginalizou mulheres artistas.

Entrevista com Lilian Maus.

Sejam todos muito bem-vindos de volta ao terceiro episódio do Podcast Panorama(crítico)!

Neste episódio, é com grande alegria que recebemos em nosso estúdio a artista e professora Lilian Maus.

Juntos, vamos mergulhar em sua trajetória, explorar seus projetos, discutir a Fenomenologia da Paisagem e falar um pouquinho da reta da curva…

Entrevista com Frantz Soares.

Neste episódio recebemos em nosso estúdio o Frantz!!! Pudemos abordar um pouco do histórico do artista e sua trajetória, falamos da cena artística dos nos 1990, 2000 e atual, e também pudemos conversar sobre pintura e um pouco mais sobre de sua produção.

Além de compartilhar suas histórias, Frantz nos surpreendeu de forma inusitada ao transformar a mesa do estúdio em um palco improvisado para uma pequena demonstração com café!

Entrevista com Giselle Beiguelman.

Neste episódio abordamos um pouco o histórico da artista, marcado pela interdisciplinaridade; as suas propostas poéticas que fazem uso dos recursos tecnológico e ao mesmo tempo buscam pela desconstrução da mitologia do high-tech apenas pelo high-tech. Fazemos alguns questionamentos quanto ao papel da arte como forma de repensarmos nossa relação com as redes e a tecnologia; alguns apontamentos sobre a Era da Dadosfera; e para finalizar conversamos um pouco sobre a produção recente da artista.

Sobre o podcast

O Podcast Panoramacrítico é uma iniciativa dedicada à exploração das complexidades e riquezas das Artes Visuais Brasileiras e Internacionais. Neste programa semanal, conduzimos conversas profundas com diversas figuras influentes no cenário artístico, que incluem artistas, curadores, críticos, pesquisadores, colecionadores e galeristas. Nosso propósito é ampliar as vozes já estabelecidas no campo, ao mesmo tempo em que destacamos talentos emergentes, desempenhando assim um papel crucial na promoção, difusão e divulgação da produção nacional.

O Podcast PanoramaCrítico foi concebido como um programa original para plataformas de streaming. Trata-se de um espaço dedicado ao debate e à crítica das Artes Visuais Contemporâneas, oferecendo conversas envolventes com figuras-chave no universo das artes. Nossa missão é atuar como mediadores entre os produtores de arte, os difusores e um público ávido por cultura brasileira.